17.2.13

Inscrições nos exames nacionais


Os alunos do Ensino Secundário devem ler o
Guia Geral de Exames – 2013 – Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior está disponível no sítio da DGE/JNEwww.dge.mec.pt/jurinacionalexames/ e no portal da Direção-Geral do Ensino Superior www.dges.mctes.pt


Os alunos do Ensino Secundário devem ainda ter em conta que a sua idade e nível de escolaridade lhes impõem responsabilidades acrescidas no processo de inscrição nos exames. Já não são crianças pequenas e devem evidenciar a maturidade relativa ao nível etário e de escolaridade que possuem. Em particular, devem esclarecer todas as dúvidas junto dos diretores de turma e através da leitura atenta e cuidada do guia geral de exames acima referido. Notem que se levarem boletins mal preenchidos os mesmos serão recusados pelos serviços de administração escolar. 
Sugere-se que preencham os dados em fotocópia do boletim de inscrição, pois o preço a pagar por um novo boletim é bem maior do que o de uma fotocópia. Só depois de terem a certeza que tudo está correto é que devem passar para o boletim de inscrição a entregar nos serviços de administração escolar.

No ato da inscrição, os alunos devem apresentar os seguintes documentos:
  1. Boletim de inscrição da Editorial do Ministério da Educação e Ciência, modelo 0055 (só alunos autopropostos) para o ensino básico, e Modelos 0133 (1.ª fase) e 0134 (2.ª fase) para o ensino secundário;
  2. Original do Cartão de cidadão/Bilhete de identidade, bem como uma fotocópia do mesmo;
  3. Boletim individual de saúde (*);
  4. Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente no caso dos alunos (*):
  • que sejam autopropostos às provas finais ou exames de equivalência à frequência no terceiro ciclo, estejam fora da escolaridade obrigatória e não se encontrem a frequentar qualquer estabelecimento de ensino;
  • que não tendo estado matriculados no ensino público ou no ensino particular e cooperativo ou, tendo estado matriculados, e não estando abrangidos pela escolaridade obrigatória, tenham anulado a matrícula em todas as disciplinas até ao 5.º dia útil do 3.º período e possuam o 3.º ciclo do ensino básico ou habilitação equivalente, incluindo os alunos dos cursos artísticos especializados.
  1. Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura on-line, disponível no sítio da internetwww.dges.mctes.pt, caso pretenda concorrer ao ensino superior público – aplicável apenas aos alunos do ensino secundário.

(*) Os alunos que já tenham processo individual na escola em que é feita a inscrição ficam dispensados de apresentar o boletim individual de saúde e o documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas. No entanto, têm de APRESENTAR TODOS OS OUTROS DOCUMENTOS, incluindo a fotocópia do cartão de cidadão/bilhete de identidade.

Atenção: Não podem ser aceites inscrições que não venham acompanhadas de fotocópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, ou dos documentos referidos acima.